segunda-feira, 15 de abril de 2013

VERDADEIRAMENTE LIVRES



Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31,32


A Palavra de Deus nos ensina que se alguém está em Cristo nova criatura é (2 Coríntios 5:17), nos revela também que somos chamados para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9), ou seja, antes estávamos em trevas, sem Deus, vivendo de acordo com nossa própria vontade. Nossa condição inicial diante de Deus é de total depravação. Por causa da nossa natureza pecaminosa nossas escolhas eram tendenciosas ao pecado, em fim, sem a graça de Deus nossa condição é de pecador condenado a morte eterna. 

A vida humana sem a graça de Deus é uma vida de prisão ao pecado e a todo o mal que opera no mundo. Sem Deus é impossível que haja libertação. Não há salvação sem Cristo. Por isso lemos na Sagrada Escritura: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12). 

Então supondo que se alguém tem o desejo de ser liberto, Jesus precisa abrir seus olhos, como dito por Ele: “...Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam...” (João 9:39). A porta de entrada para a libertação é Jesus e só há uma porta para este fim. Mas esta suposição de que o homem tenha algum desejo por Deus, por si só, é errante, visto que os homens estão inclinados ao pecado e prazerosos em cometê-los. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer.” (João 6:44). De fato ninguém pode ir até Ele por vontade própria, é uma dádiva de Deus, sempre foi, é a perfeita graça do Senhor que nos move e nos constrange ao Seu eterno amor. 

Sabemos que não há Salvação sem a graça de Deus e libertos em Cristo temos agora a predisposição de andar na luz (Efésios 5:8), esta obra está perfeitamente ligada a sua graça, pois não há ninguém que consiga de fato se inclinar ao evangelho e vivê-lo, se o Espírito Santo não lhe encher de fé e convencimento para isto (João 16:7-12). 

Fé, eis um ponto importante. Não há liberdade sem fé no Libertador. A sagrada escritura nos diz: “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17). Se meditarmos neste versículo juntamente com o verso base de nossa reflexão (João 8:31,32), percebemos que há uma base sólida para a fé daqueles que são de fato o Seu discípulo: A Palavra de Deus. É por meio da revelação de Deus, perfeitamente encontrada nas Escrituras, que somos firmados a permanecer em Seu caminho. Jesus nos afirma: “Se permanecerdes na minha palavra” E Paulo, inspirado pelo Espírito Santo: “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Quão perfeito são os Escritos de Nosso Senhor, quão maravilhosa é esta obra prima de Deus. Ouvindo, meditando, e sendo instruído na Palavra do Senhor é o caminho que nos conduz a fé. “e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14). O evangelho precisa ser anunciado e esta é uma tarefa dos salvos em Cristo. Lemos: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9). É dever de todo Cristão entender que precisa anunciar o evangelho, que Deus deu o Seu único Filho e que o homem precisa arrepender-se de seus pecados e tornar-se um nova Criatura em Cristo para sair das trevas para a sua maravilhosa Luz. 

Mas é preciso Fé. Acreditar que Ele morreu e ressuscitou. Crer que Jesus é Deus, que Seu sacrifício na cruz é a consumação do plano de Deus para libertar o perdido. E esta fé eu não produzo por mim mesmo, sou incapaz disto, é dom de Deus. Creio porque o evangelho foi anunciado a mim, creio porque o Espírito Santo me convenceu. Podemos ler em Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Aqui voltamos a graça, não há como fugir, é irresistível. 

Antes de escrever este texto eu pensei, “vou falar de coisas que as pessoas estão atrelando em seus pensamentos como formas de se acharem libertas, das várias maneiras que tentam barganhar ou difundir este ato de Deus, sem a luz das Escrituras”... Vimos que eu não precisei, pois a própria Palavra de Deus é suficiente para nos ensinar que só há libertação em Cristo, somente Ele nos torna verdadeiramente LIVRES

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. Salmos 119:45



Nenhum comentário:

Postar um comentário