quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Bíblia Peshitta- A tradução do Original Hebraico e Aramaico.


A Bíblia das igrejas siríacas é conhecida como Peshitta. É a versão padrão da Bíblia cristã no siríaco (ou aramaico), língua utilizada em igrejas com herança síria. Enquanto a maior parte da igreja primitiva (ocidental) invocou a Septuaginta Grega, ou traduções a partir dela, no seu Antigo Testamento, as igrejas falantes de Siríaco tiveram seu texto traduzido diretamente do hebraico.O Antigo Testamento da Peshitta foi traduzido do hebraico por volta do segundo século da Era Cristã. O Novo Testamento da Peshitta tinha-se tornado o padrão até o início do quinto século, substituindo duas primeiras versões siríacas dos Evangelhos.
Em pouco tempo vários livros do Evangelho estavam em circulação. Tatianus, da Assíria, que pregou o Cristianismo na Mesopotâmia utilizando canções em versos, produziu uma versão unificada, em um livro de quatro Evangelhos. Esta versão unificada ficou famosa pelo nome Diatessaron, que significa "harmonia dos quatro". O Diatessaron foi utilizado como o texto padrão do Evangelho na comunidade cristã Siríaca. Isto foi testemunhado por muitos escritores sírios, como Mar Efraem o Sírio.Os Atos do Apóstolo Mar Thoma ( Tomé) e Atos do Apóstolo Mar Addai foram as outras versões circulantes do Evangelho na história primitiva.
Em Siríaco o nome “Peshitta” aplicava-se primeiramente ao padrão bíblico, comum na Síria do século IX, quando foi chamada assim por Moshe bar Kepha. Entretanto, está claro que a Peshitta teve uma história longa e complexa antes de receber seu nome. No fato o velho Testamento e o Novo Testamento da Peshitta são dois trabalhos de tradução completamente distintos.
O Velho Testamento Peshitta é a parte a mais antiga da literatura siríaca de todos os tempos, com a provável origem no século II. A maioria das igrejas primitivas confiavam na Septuaginta grega, ou em traduções dela, para o Velho Testamento, quanto a Igreja Siríaca teve seu texto traduzido diretamente do Hebraico. O texto Hebraico que serviu como uma cópia mestra para a tradução deve ter sido relativamente similar ao Texto Massorético das Bíblias Hebraicas medievais e modernas.
Embora os estudos precedentes sugerissem que esta tivesse sido traduzida do Targum Aramaico, esta sugestão é agora rejeitada. Entretanto, algumas influências targúmicas isoladas podem ser vistas no texto (especialmente no Pentateuco e nos livros das Crônicas), com a adição de pequenas partes interpretativas. O estilo e a qualidade da tradução no Velho Testamento da Peshitta variam completa e extensamente. Algumas cópias podem ter sido traduzidas por judeus que falavam siríaco antes de ser feito pesquisas pela igreja, quanto a outras cópias podem ter sido trabalhadas por judeus convertidos ao Cristianismo.
Visto que Siríaco é a língua de Edessa, é provável que a tradução ocorresse nessa região. Entretanto, Irbil e Adiabena, com sua população judaica do século II grande e de forte influência, sugeriram-se que este também pudesse ser o lugar de origem.
Alguns acadêmicos apontaram para algumas supostas características aramaicas no texto, que podem sugerir que a tradução original ocorreu na Palestina ou Síria. Entretanto, a interpretação destas características é extremamente difícil. A origem da Peshitta é complicada pela existência de outras duas traduções do evangelho Siríaco: o Diatessaron e o Antigo Siríaco.
Os quatro evangelhos do Novo Testamento separados, transformaram-se no Evangelho oficial Siríaco. Entretanto, a igreja Siríaca foi levada a seguir a prática de outras igrejas e usar os quatro evangelhos separados. Theodoret Bispo de Cyrrhus no Eufrates na Síria superior em 423, pesquisou e encontrou mais de duzentas cópias do Diatessaron, dos quatro evangelhos. As versões modernas das Escrituras Siriacas com os quatro evangelhos, excluem o Diatessaron, que são chamadas de a antiga versão Siríaca (Vetus Syra). Ainda existem dois manuscritos do século V dos antigos evangelhos separados em Siríaco.Estas são traduções comparativamente livre do texto grego. Os antigos evangelhos siríacos foram produzidos provavelmente no século III. O antigo idioma Siríaco é usado no Antigo Testamento da Peshitta para referências (e é assim a testemunha a mais antiga de sua existência) nos evangelhos, nos textos onde as citações são completamente diferentes em grego.
Ao contrário do cânon grego, a Peshitta não tinha a Segunda Epístola de Pedro, a Segunda Epístola de João, a Terceira Epístola de João, a Epístola de Judas e o Apocalipse de São João. Entretanto, exames dos manuscritos mais antigos da Peshitta mostram alguma variação. As modernas Bíblias siríacas adicionam traduções do século VI ou século VII destes cinco livros a um texto revisado da Peshitta.
No século VII, uma Bíblia completa em Siríaco baseado no grego padrão foi produzido. O Syro-Hexapla é uma versão do Velho Testamento baseado na quinta coluna de Hexapla.(a qual é agora a testemunha as mais importantes). A Versão de Harklean, sob a supervisão de Thomas de Harkel, é uma tradução razoavelmente mais próxima de siríaco do Novo Testamento grego, mas contém algumas características do antigo siríaco. Apesar da existência destas traduções, a Peshitta permaneceu como a Bíblia comum das igrejas siríacas, e estas traduções técnicas foram confinadas na maior parte às escolas de teologia da Síria.
Baixe aqui a Bíblia Peshitta em Português PDF:Peshitta completa


Um comentário:

  1. Bom dia meu caro. O link acima, para baixar a Peshitta em pdf, não está funcionando..

    ResponderExcluir