terça-feira, 3 de setembro de 2013

Genealogia de Jesus


Em primeiro lugar devemos entender que Jesus(Yeshua) foi gerado e nasceu do ventre virgem de Maria(Miryan)que foi concebida pelo Espírito Santo de DEUS (Mt 2:20-21) e assim foi, para que se cumprisse a palavra de DEUS que foi revelada aos Profetas(Is 7:14-17).Maria era noiva de José(Yosef) que vinha da linhagem de Davi(David)que vinha da tribo de Judá(Y’hudah) (Rt 4:12-22).

Abraão (Avraham) gerou Ismael (Yishma’el) que também de sua descendência  foi gerada uma grande nação(Gn 21:8-21 e Gn 25:12-18) e a Isaque(Yitz’chak) que era o filho da promessa(Gn 18:1-15). Isaque gerou Esaú(‘Esav) e Jacó(Ya’akov) (Gn 25:19-26) que depois, DEUS mudou seu nome para Israel(Yisra’el) (Gn 32:22-32).De Esaú se levantou uma grande nação Edom dos Edomitas(Gn 36:1-43).Jacó teve filhos que mais tarde se tornaria, as doze tribos de Israel.

Os doze filhos de Jacó eram: Rúbem, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Naftali, Gade, Aser, José e Benjamim. Dos filhos de Jacó dois não tiveram herança na terra de Canaã, José(Yosef) porque era governador do Egito(Gn 44:37-57) e no Egito morreu (Gn 50:22-26) e Levi porque foi separado para ser a tribo sacerdotal os Levitas(Nm 3:5-39), Moises(Mosheh) e Arão(Aharon) eram da tribo de Levi (Ex 2:1-2 e 6:14-27) no lugar de José e Levi foram colocados os dois filhos de José, Manasses(M’nasheh) e Efraim(Efrayin).

Antes de morrer, Jacó abençoou cada um de seus filhos. Acerca de Judá, Jacó lhe prometeu que seus irmãos lhe prestariam homenagem, e que o cetro não se arredaria de sua mão, e o legislador não se apartaria de seus pés, predizendo assim o destino da descendência de Judá sobre todo Israel.(Gn 49:8-12)
primeiro livro de Crônicas relata que Judá casou-se com Suá, e teve três filhos: ErOnã e Selá, dos quais Er e Onã vieram a falecer. Mais tarde, Judá teve mais dois filhos com sua nora TamarPerez e Zerá. É dito que, a partir destes descendentes, formou-se a tribo de Judá. Importante ressaltar que o termo judeu origina-se da tribo de Judá, sendo a única tribo de Israel que foi preservada da descaracterização depois da invasão dos assírios. Enquanto as demais tribos foram forçadamente miscigenadas com os povos pagãos, os descendentes de Judá preservaram suas tradições durante o exílio babilônico. Assim, pode-se dizer que nem todos os israelitas primitivos poderiam ser considerados judeus no sentido étnico.

Mateus 1:1-16 traz a genealogia de Jesus através de José, que foi um descendente do rei Davi. Como filho adotivo de José, Jesus se tornou seu herdeiro legal, em termos da herança envolvida. Observe com atenção as palavras usadas no verso 16.

“E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”. (Mateus 1:16 RA).

Veja que o formato usado neste verso é diferente do formato usado nos versículos precedentes falando da sucessão dos ancestrais de José. “Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, etc.” Não diz que Jacó gerou a Jesus; antes se refere a ele como sendo “marido de Maria, da qual [genitivo feminino] nasceu Jesus”.

Lucas 3:23-38, por outro lado, parece registrar a linha genealógica de Maria, subindo ao longo de várias gerações passando por Abraão, chegando até Adão e o começo da raça humana. Note o verso 23:

“Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli” (Lucas 3:23 RA).

Esta expressão “como se cuidava” indica que Jesus não era realmente filho biológico de José, mesmo que isso fosse normalmente entendido assim pelas pessoas em geral. Este verso destaca a mãe Maria, que obrigatoriamente foi a única através de quem Jesus pode ter descendido de uma linha de ancestrais. A genealogia de Maria então é listada, começando com Eli, que era na verdade sogro de José, em contradição o próprio pai dele chamado Jacó conforme (Mateus 1:16).
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bate-seba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
No primeiro versículo, é usada a expressão Filho de Davi, que é um título messiânico. Mais de 400 anos tinham se passado desde as ultimas profecias do AT, Judeus fiéis espalhados pelo mundo esperavam o Messias. Tanto Maria quanto José pertenciam à casa de Davi. As profecias do Antigo Testamento afirmavam que o Messias nasceria de uma mulher (Gn 3:15), da descendência de Abraão (Gn 22:18), pela Tribo de Judá (Gn 49:10) e da família de Davi (2 Sm 7: 12, 13). 

Em Mateus, quatro mulheres são mencionas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba (Citada como cuja mãe tinha sido mulher de Urias). Destas pelo menos três eram gentias (Tamar, Raabe e Rute). Isso era fora do costume, talvez tenha feito indicando que Deus não se limita aos israelitas mais a todos os povos.
Mateus subtendeu algumas gerações, (exemplo: Acazias, Joás e Amazias - 2Cr 21.4-26.23) quando no versículo 8 diz que Jorão gerou Uzias, ele estava utilizando gerou no sentido de "foi antepassado de". É provável que tenha feito isso a fim de apresentar um sumário sistemático de três períodos na história de Israel (A Monarquia, o Cativeiro e o Messias), cada um com catorze gerações. O valor numérico das letras em hebraico para "Davi" é igual a catorze. Talvez Mateus tenha usado essa abordagem a fim de ajudar seus leitores a memorizar essa lista complicada. 
Mateus não diz que José gerou Jesus, mas somente que era o marido de Maria e que Jesus nasceu dela, sendo assim juridicamente descendente de Davi. 
A genealogia contada a partir da semente de uma mulher não era comum na época. Alem de trazer diferentes nomes em comparação a Mateus, pode-se olhar esta diferença de maneira profética se olhar para a promessa de Deus quando diz que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3:15). 
No versículo 23 Lucas nos informa à idade que Jesus começou o seu ministério. Trinta anos, era a idade que o Levita assumia seu ministério (Nm. 4.47), pois acreditavam que com essa idade o homem se tornava maduro. Também é feito referência sobre José não ser o pai físico de Jesus.

Mateus escreveu seu evan­gelho para os judeus e, assim, a genealogia oficial traz em questão as credenciais messiânicas judaicas de Jesus, pois os judeus esperavam que o Messias fosse descendente de Abraão e raiz de Davi. Lucas escreveu seu evangelho para os gregos e, por isso, apresenta Jesus como perfeito, se­gundo a concepção da cultura helênica. O propósito de Mateus é mostrar Jesus como verdadeiro rei, e o de Lucas é mostrá-lo como verdadeiro humano. Mateus apresenta a linhagem legal de Davi e Lucas a linhagem natural. Tanto José quanto Maria, os pais terrenos de Jesus, eram descendentes de Jessé. Podemos apontar a genealogia de Lucas como sendo de descendentes familiares de Maria e a de Mateus, de José. Esta pode ser uma explicação, pois na cultu­ra judaica o homem, através de seu comprometimento com uma mulher, era tido como filho de seu sogro. Assim, embora Maria não seja citada, ela é, no entanto, re­presentada por seu marido.

Isso é de se esperar, já que são duas linhas diferentes de an­cestrais, uma através de seu pai legal, José, e outra através de sua mãe de fato, Maria. Mateus apresenta-nos a linha oficial, já que seu propó­sito é mostrar as credenciais messiânicas judaicas de Jesus, que reque­riam que o Messias viesse da semente de Abraão e da linhagem de Davi (Mt 1:1). Lucas, tendo em vista um público grego bem mais amplo, dirige-se para o interesse grego de ver Jesus como o homem perfeito (que era o que buscava o pensamento grego). Assim, ele traça a linha genealógica de Jesus até o primeiro homem, Adão (Lc  3:38).

Há várias razões para que Mateus apresente a genealogia paterna de Jesus, e Lucas, a materna. Primeiramente, mesmo que as duas linhas vão de Jesus a Davi, cada uma delas o faz através de um filho diferente de Davi. Mateus inicia com José (pai de Jesus segundo a lei) e vai até o rei Salomão, filho de Davi, de quem Cristo por direito herdou o trono de Davi( 2 Sm 7-12).

O propósito de Lucas, por outro lado, é mostrar Cristo como verda­deiramente humano. Então ele vai de Cristo a Natã, filho de Davi, se­guindo a genealogia de Maria, sua mãe de fato, pela qual Jesus pode de­clarar ser perfeitamente humano e o redentor da humanidade.

Lucas não diz que está traçando a genealogia de Jesus a partir de José. Antes, ele observa que Jesus, "como se cuidava" era "filho de José", quando de fato ele era filho de Maria. Também o fato de Lucas re­gistrar a genealogia pela linha de Maria vinha bem ao encontro de seu interesse, como médico, por mulheres e nascimentos, o que se vê inclu­sive por sua ênfase em mulheres no seu Evangelho, que tem sido cha­mado de "o Evangelho para as mulheres".

Finalmente, o fato de terem as duas genealogias alguns nomes em comum (tais como Salatiel e Zorobabel, Mt 1:12; Lc 3:27) não prova que são a mesma genealogia por duas razões. Primeiro, esses não são nomes incomuns. Segundo, até na própria genealogia (na de Lucas) há uma repetição dos nomes de José e Judá (Lc 3:26, 30).

Essa é a genealogia de Jesus Cristo, Filho de DEUS nosso SENHOR.



4 comentários:

  1. Que você meu Irmão, através do nosso ajudador, consolador Espírito Santo, continue, poderosamente, divulgando à palavra de Deus.
    Esse Post será de grande valia, para nosso enriquecimento.

    Irmão Gabriel dos Santos
    http://pousadamissionariaevangbq.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Gabriel que DEUS abençoe a todos nos para continuar essa obra maravilhosa que é servir a DEUS.Ja estou curtindo seu blog.Até mais um forte abraço.

      Excluir
  2. Irmão Edmar, esta foi uma importante mensagem. Precisa ser mais divulgada e compartilhada.

    A propósito, estarei seguindo o seu blog. Muito abençoado. Se puderes (e quiseres), sinta-se livre para, igualmente, pagar uma visita e "seguir" um blog de feitura minha. O título e respectivo endereço constam a seguir: "UM OLHAR PARA MAIS ALÉM"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno visitei seu blog, e achei sensacional ótimos textos, em breve estarei pegando alguns emprestados para postar no meu blog.Já estou seguindo seu blog, parabéns irmão e que DEUS abençoe.

      Excluir