domingo, 5 de maio de 2013

Levitas ainda existem?


Respondendo a uma pergunta que me foi feita recentemente sobre a terminologia Levita. Para responder essa questão separei alguns tópicos que jugo ser importante:

1. Os Levitas eram os membros da tribo de Levi, um dos doze filhos de Jacó. Segundo Deuteronômio 10:8-9, trata-se de uma tribo separada, sem local físico próprio, "nômades", e que tinham uma característica no minimo curiosa, eles não desfrutaria da herança, ou seja, eles não desfrutariam da terra prometida. Isso por que eles tinham o maior privilégio, pois eram responsáveis por carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu glorioso nome.

2. Além de carregar a arca da aliança, os levitas tinham que servir no santuário (Nm 3.6; 1Cr 15.2) ajudar nos sacrifícios (Jr 33.18,22), na recepção do Templo (Nm 3.38; 2Rs 12.9) e ainda, ensinar a lei (Dt 31:9).


"Nesse tempo o Senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da aliança do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome..." (Dt 10.8)

Tendo dito isso, acredito ser mais fácil responder a questão inicial. Levitas, ainda existem?

Não. Vivemos no pacto mais nobre, no pacto da graça, na era de Cristo, onde ELE é o único caminho que nos leva ao Pai. 

A Bíblia nos diz em João 1:12 o seguinte: "Mas, a todos quantos o [Jesus] receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Sendo assim, entendo que não temos mais intermediadores entre o homem pecador e Deus que não seja o filho, Jesus Cristo.

Tendenciosamente, alguns líderes religiosos construíram o hábito de resgatar símbolos e nomenclaturas do Antigo Testamento, e o termo "Levitas" vem acompanhado dessas tendências, o que me preocupa, pois lemos uma advertência sobre essa prática no livro de Hebreus. 

Além disso, essa tendência nunca respeita o contexto histórico. Imagino que seja apenas por questão de conveniência. 

Como sabemos, o termo levita em nossos dias é utilizado especificamente aos músicos da Igreja, curiosamente, na época da instituição dos levitas, eles não tinham como função, a música. Essa função só começou com Davi, e pode ser observado em 1 Crônicas 15:16.

O músico na Igreja não é levita, assim como a música não é adoração em si só.

Para que um músico seja levita, é necessário que ele obrigatoriamente seja da Tribo de Levi, seja o responsável por carregar a Arca da Aliança (O que não temos mais), sirva no santuário, ajude no recolhimento dos sacrifícios, ajudem na recepção do templo e ensine a Lei. Além disso o levita deve ter a consciência que a promessa de Deus não está o alcançando.

Portanto, afirmo que a luz das escrituras, não existem mais os Levitas.








2 comentários:

  1. Ou seja: se não existem levitas, também não existem sacerdotes. Estes também deveriam pertencer à tribo de Levi, receber a unção sacerdotal, e passar por toda uma série de rituais determinados na lei.
    E se não existem levitas nem sacerdotes, também não existe a instituição chamada "templo", um lugar sagrado onde devemos ir para cultuar. Jesus ensina isto em João cap. 4, falando à mulher samaritana.
    E se não existe levita, sacerdote, nem templo, também não existe dízimo, pois este era para sustento dos levitas e sacerdotes que cuidavam do templo, já que levitas e sacerdotes não possuíam herança em Israel.
    Tudo isto pertence à lei, e foi abolido com o advento da Nova Aliança. Dizer que não há levitas, mas cobrar dízimo, é um contra-senso e um paradoxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você e também não sou a favor do Dizimo pregado hoje em dia nas maiorias das igrejas, a Bíblia é muito distorcida, não quero com isso dizer que sou dono da verdade mas um bom senso e um bom estudo é fundamental para entender a mensagem de D'us.

      Excluir