sábado, 18 de maio de 2013

O povo de Israel: Seu nome.


Em geral, entre os semitas, os nomes próprios significavam a vocação que a pessoa havia recebido de Deus, ou alguma intervenção de Deus na vida da pessoa, como no nascimento providencial ou mudança de profissão por ordem divina.


Assim, por exemplo,Isaque em Hebraico: "Yit-Shhaq", Isaque significa "sorriso"... “Isaac” quer dizer: “Ele Ri”, porque quando Deus disse a Abraão que iria dar-lhe um filho, Sara começou a rir, visto que estava com quase 100 anos de idade. Isaac foi o único patriarca bíblico cujo nome não foi mudado e também o único que não deixou Canaã. a pronuncia do nome dele em hebraico é o barulho que o sorriso faz. não é exatamente uma tradução, mas sim uma onomatopeia.


“Jesus” ou o certo seria Yehoshua ou yeshua e quer dizer ”Deus é Salvação”.

“Malaquias” ou Mal'akhi quer dizer : “Meu Mensageiro”.

“Moisés” ou Moshê quer dizer: “Tirado da água”.

Quando uma pessoa mudava de profissão por intervenção divina, mudava-se também o seu nome. Por exemplo, “Abrão” ( Abrâm) significava: “Pai Elevado”. Mas quando Deus o chamou para dar origem ao seu povo, ele passou a chamar-se “Abraão” ( Abrahâm ), que quer dizer: “Pai das Multidões”( Gn 17, 5 ).

Assim também aconteceu com Pedro. Seu nome de família era Simão ( Mt 10,2 ). Depois , Jesus mudou-lhe o nome para “Kefâ”, que quer dizer “Pedra” ou “Rocha”. ( Jo1,42 ) porque em grego : Πέτρος, Pétros, "pedra", "rocha" pequena.

Com Jacó ou ya 'acov e yaakov, filho de Isaac, deu-se coisa parecida. Seu nome de origem era Jacó, o usurpador. mas depois que lutou com um personagem misterioso no vale de Jaboc e saiu vencedor, seu nome mudou para “Israel” ou Yisraʾel que quer dizer: “Deus é forte” ou então “ele luta com Deus. ( Gn 32,25-30)
Yisraʾel: ish: homem, ra: lutar, el: Deus.

Esse novo nome de Jacó passou depois para sua descendência, que ficou chamada de “Povo de Israel”. Muitas vezes a Bíblia se referindo ao povo de Israel , fala-se simplesmente “Israel” como se tratasse de uma pessoa. ( Is 27,6 )
O povo de Israel é também chamado “Povo Hebreu” ou ainda “Povo Judeu”.

A palavra Judeu vem de “Judá” , que era o quarto filho de Jacó, do qual se formou a tribo de Judá.
A partir do cativeiro na Babilônia, a prática religiosa dos judeus passou a chamar-se “Judaísmo”.


2 comentários:

  1. Boa noit4e amado em Cristo vim lhe fazer uma visita.
    Estou curtindo no face Pregador Eddy Silva.
    Já sou seguidora do seu blog.
    Desejo a você e toda a sua família chuva de bênção.
    Paz esteja contigo.
    http://amovoceemcristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amada desejo o mesmo a você e obrigado por esta curtindo o blog, tudo é para a Glória de nosso SENHOR, seu não me engano sigo o seu blog também vou dar uma conferida.A paz.

      Excluir