sexta-feira, 10 de maio de 2013

Yahweh e o seu significado


O homem tinha conhecido-o como EL, EL-SHADDAI,ELOHIM, etc... Mais aqui o Todo-Poderoso dá seu nome ao homem.

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?"

"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração". (Exodo 3:13ao15)

- Então temos na cultura judaica "Y-H-W-H" O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH (hebraico) que é conhecido como tetragrama, e que na realidade é apenas uma abreviação de “Eu sou o que sou”. Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, YHVH. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos erroneamente.

Apesar de temos o termo Yahweh, não significa categoricamente um nome próprio como o dos homens, pois representa na realidade aquilo que é indefinido sem principio e fim. o alfa e o omega.

Fonte:Hebreu Messiânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário